É chegado o momento em que você tem que solicitar orçamentos e conhecer um pouco mais sobre cada profissional que atuará no seu evento, não é mesmo?
Surgem inúmeras dúvidas do papel que cada um vai representar em um dia tão importante de sua vida, principalmente quando você busca por um celebrante.
E há sempre uma confusão. Alguns pensam que um só faz tudo! Mas calma lá! Todos têm um objetivo fundamental, e cada um exerce funções diferentes em um casamento, renovação de votos, festa de debutante, batizado, etc. Mas antes de você entender um pouco mais sobre o papel do celebrante, queremos falar sobre outro profissional que é fundamental para um evento e que muitos confundem como celebrante: O Cerimonialista.
O cerimonialista é aquele profissional que organiza todo o planejamento de um evento. No caso do cerimonialista de casamento é o responsável pela pré-produção à execução do casamento, cuidando de todo o cerimonial, que envolve uma série de cuidados. Além da festa como um todo.
Portanto CERIMONIALISTA NÃO É CELEBRANTE!
Compreendido isto, agora você vai saber o que um Celebrante Social faz e mais especificamente o Celebrante de Casamentos!
CELEBRANTE SOCIAL
O Celebrante tem como função celebrar, conduzir cerimônias sociais. Essa cerimônia será celebrada e escrita de forma especial de acordo com o desejo de quem está contratando.
Vamos falar especificamente de uma categoria de Celebrante Social - Celebrante de Casamentos!
Para os casais que desejam um cerimônia diferente dos padrões tradicionais, o celebrante é uma ótima alternativa. Além de poder realizar o evento em qualquer ambiente, o celebrante pode fazer aquele casamento ou renovação de votos de pessoas que possuem a mesma religião, religiões diferentes ou que não sigam nenhuma denominação.
O casais divorciados também podem contratar um celebrante e garantir o seu sonho de se casar novamente.
Neste sentido, o celebrante irá compreender o estilo do casamento e apresentar aos noivos as formas para celebrar; contendo diferenciais, texto com conteúdo, rituais e cerimônias alternativas.
Pois bem, agora você sabe que o Celebrante tem papel de muita importância em um casamento, pois ele que será o responsável por celebrar a união do casal.
Mas como se procede a contratação de um celebrante? Qual o passo a passo para se contratar um celebrante de casamento?
No momento em que o casal entra em contato com a Cássia Oliveira Celebrante, receberão um plano geral de apresentação do passo a passo para a celebração.
Faremos alguns encontros para conhecer a sua história, as motivações que os levaram a se casar, entre outras informações pertinentes para a elaboração de sua cerimônia. É nessa etapa que se cria um vínculo maravilhoso com os noivos, o compartilhamento de uma vida.
A partir dessa primeira reunião é iniciado um compromisso de traçar o perfil dos noivos, alinhar o roteiro e script - para produzir o discurso e assim realizar a cerimônia. Discurso esse que é elaborado de forma autoral e exclusiva, escrita especialmente com as características e desejo da noiva, do noivo e até da família, que muitas vezes participa das reuniões.
Nas cerimônias sabemos que a entrada das alianças e os votos são os momentos mais esperados, não só pelos noivos, mas também pelos convidados.
Entretanto, se os noivos quiserem deixar a cerimônia mais interativa e criativa, podem incluir rituais simbólicos; como: a cerimônia das areias, cerimônia das velas, cerimônia da caixa e do vinho, cerimônia da rosa, cerimônia das cartas, cerimônia do cordão de três dobras; entre tantos outros (hum, este assunto merece também um post específico- anotado!) que trarão mais simbolismo ao casamento.
Chegou o Dia C (Dia do Casamento) e nele a Celebrante Cássia Oliveira celebrará a sua história de amor. Aqui houve preparo, dedicação e muito trabalho para tornar este momento inesquecível!
Compreender o papel de cada profissional em seu casamento é de extrema importância, assim a sua decisão será mais assertiva.
Portanto conte com Cássia Oliveira para que a sua cerimônia seja celebrada como você sempre sonhou!